Brasil: 23/04/2017 6:58  Itália: 23/04/2017 11:58
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Universidades italianas oferecem estagio para estudantes recém formados do Brasil


Em evento realizado pelo Sistema Fiep, por meio do IEL, universidades detalham programas de bolsas de estudos

 

Estudantes, recém graduados e profissionais das áreas de administração, direito, comunicação, relações internacionais, psicologia, ciências sociais, arquitetura, ciências da computação, urbanismo e desenho industrial podem se candidatar a bolsas de estudo para cursar mestrado e doutorado na Itália em 2009 e 2010. Representantes das universidades italianas Cattolica Del Sacro Cuore, Università Bocconi e Politécnico di Milano estiveram em Curitiba nesta quarta-feira (11) para apresentar seus programas de bolsas. A iniciativa é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Promos (Divisão Especial da Câmara de Comércio de Milão para Atividades Internacionais e Relações Exteriores).

O gerente executivo do IEL, Rodrigo Weber, ressalta a importância da parceria com universidades estrangeiras. “Queremos aproximar as universidades das empresas que buscam profissionais cada vez mais qualificados e que possam contribuir com a organização”, afirma, ressaltando que o IEL tem trabalhado para disponibilizar às indústrias os melhores profissionais.

Segundo Roger Zichelli, da Promos, o interesse dos brasileiros em estudar no exterior cresce ano a ano. “As universidades italianas são exigentes e buscam bons estudantes, que tenham mente aberta e visão de futuro. É uma ótima oportunidade e um investimento na carreira”, destaca.

As três universidades buscam estudantes que estejam no último ano da graduação, ou que façam pós-graduação, e que estejam interessados em cursar mestrado ou doutorado em Milão em 2009. Os cursos são ministrados em inglês ou italiano, dependendo da área de atuação. Na inscrição, devem ser apresentados o diploma de graduação, histórico escolar, currículo, carta de apresentação e certificado de língua inglesa. A seleção leva em conta, principalmente, o histórico escolar do aluno e a situação financeira.

Arquitetura e design - O Politécnico di Milano é uma das principais universidades de ciência e tecnologia da Europa e forma profissionais nas áreas de arquitetura, engenharia e design. Nos últimos quatro anos, 40 estudantes brasileiros já passaram pela instituição. “Nossa taxa de matrícula é menor se comparada às universidades particulares, e a mensalidade depende da renda familiar, notas e currículo do estudante”, explica a responsável pelo programa de intercâmbio, Simona Gorgoglione.

A anuidade varia de 800 a 3.000 euros, dependendo do curso. As bolsas cobrem os custos com o curso e residência. As inscrições vão até maio de 2009 e devem ser feitas pelo site www.polimi.it. As aulas têm início em outubro de 2009.

Economia - A Università Bocconi é uma das principais instituições de ensino superior nas áreas de economia internacional, gestão e de direito de Milão. De acordo com Christiane Roth, coordenadora do programa de bolsas da Bocconi, 15% dos estudantes da universidade são estrangeiros e a maioria consegue trabalho em até três meses após o término do curso.

“Nossa dica é: saiam para estudar. Hoje, uma experiência internacional conta muito, pois, além de conhecer outras pessoas e culturas, é uma ótima oportunidade de trabalhar em empresas multinacionais”, ressalta Christiane.

Humanas - Já a Università Cattolica del Sacro Cuore distingue-se por oportunidades de estudo no âmbito humanístico e científico. Seus principais cursos são comunicação e cultura, relações internacionais e business e psicossocial e management. A instituição tem programas específicos para estudantes da América Latina, em especial o Brasil. “O Brasil é o país que tem o maior número de estudantes estrangeiros na instituição”, observa Matteo Magnani, da universidade.

Ele explica que não é necessário que a universidade de origem tenha convênio com a universidade italiana. “O contato é feito direto com a universidade. Para a seleção, os principais critérios avaliados são as notas e a experiência de trabalho.”

A estudante Elisiane Guimarães, de 20 anos, está no último ano do curso de Ciências Biológicas e tem interesse em fazer mestrado na Cattolica del Sacro Cuore. “Uma experiência internacional abre oportunidades tanto para o mercado brasileiro quanto lá fora.”

 

Contatos:

Universitá Cattolica Del Sacro Cuorewww.unicatt.it

Universitá Bocconiwww.unibocconi.it/graduate

Politécnico di Milanowww.polimi.it

 

 

 

Foto em anexo

 

Comunicação Social
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP
'Fone:+55(41)3271-9131  7 Fax:+55(41)3271-9145
ihttp://www.fiepr.org.br - E-mail: Imprensa@fiepr.org.br


Av: Cândido de Abreu, 200 - 7º Andar
CEP: 80.530-902 - Centro Cívico - Curitiba/PR


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/