Brasil: 26/09/2017 2:24  Itália: 26/09/2017 07:24
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Jogos integram descendentes de imigrantes trentinos durante a festa em Rio dos Cedros


Foram mais de 230 os participantes da terceira edição dos GIOCHI DEI GIOVANI TRENTINI IN BRASILE – SC e PR, realizados nos dias 06 e 07 de setembro, em Rio dos Cedros.
 
Foi uma grande festa, com o objetivo de reunir a comunidade de descendentes trentinos, em torno de ideais de integração e difusão da cultura por meio de uma gincana esportiva, social e cultural.
 
Participaram quinze associações trentinas. As Associações Catarinenses presentes foram:
 
Circolo Trentino di Ascurra
Circolo Trentino di Blumenau
Circolo Trentino di Brusque
Circolo Trentino di Florianópolis
Circolo Trentino di Luzerna
Circolo Trentino di Nereu Ramos
Circolo Trentino di Nova Trento
Circolo Trentino di Rio dos Cedros
Circolo Trentino di Rodeio
Circolo Trentino di Salete
Circolo Trentino di Taió
Famiglia Trentina Florianópolis
Famiglia Trentina Joinville
 
Também tivemos a participação de delegações da Região Norte:
 
Circolo Trentino di São Paulo
Circolo Trentino di Vitória - ES
 
Autoridades de Rio dos Cedros e da comunidade trentina no Brasil fizeram-se presentes: Tarcizio Moser - Prefeito Municipal de Rio dos Cedros, Erci Menestrina - Presidente do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, José Eraldo Stenico - Consultor da Província Autônoma de Trento para o Brasil, Iracema Moser Cani, Presidente da Federação dos Circolos Trentinos do Brasil, Presidentes de Circolos Trentinos da região, Desiderio Peron – Jornalista da Revista Insieme, dentre outras.

O grande apoio da Prefeitura e do Circolo Trentino de Rio do Cedros, além do Gruppo Giovane Tosarami, realmente fizeram a diferença, foram incansáveis em fornecer tudo o que foi preciso para garantir o sucesso do evento.
 
Os participantes foram organizados em dez equipes mistas, visando maior integração. Neste ano, as equipes representaram as cidades trentinas de: Ala, Arco, Cavalese, Cles, Fiera di Primiero, Pergine Valsugana, Roncegno, Rovereto, Tione e Vila Lagarina, cada uma com suas camisas coloridas e o respectivo estandarte, criando um ambiente bastante agradável e belo.
 
O caráter social do evento foi demonstrado pelas associações trentinas, as quais expuseram as ações que realizaram em 2008. A exposição de fotos era maravilhosa, e as ações sociais foram as mais diversas, como doação de alimentos, dança e corais em bairros carentes, campanhas durante todo o ano para ações sociais natalinas, apoio presencial e doações em dinheiro para entidades assistenciais de saúde e bem-estar social e a grande novidade deste ano foi a campanha para doação de sangue. Foi um momento onde a solidariedade trentina aflorou e contagiou a todos, demonstrada pelos aplausos entusiásticos.
 
A cultura foi destaque já na programação do evento, realizado durante a Festa Trentina de Rio dos Cedros. Graças ao grande apoio do Circolo Trentino de Rio dos Cedros e ao patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, todos os participantes dos jogos trentinos tiveram alimentação livre e hospedagem gratuita, além do Unions Clube para realização dos jogos, equipamentos de som, data show e excelente equipe de apoio de Rio dos Cedros.
 
No sábado à tarde, participamos do Desfile da Festa Trentina. As equipes todas separadas por suas cores formando um imenso bloco. As equipes, na frente do palco das autoridades faziam seu grito de equipe, deixando eufóricas as pessoas que estavam vendo o desfile.
 
Já à noite, uma das provas foi disputada dentro dos Pavilhões da Festa Trentina, após o jantar típico. Foi feito o grito de equipe dentro de um dos pavilhões da Festa Trentina. Momento em que a comunidade presente ficou contagiada com a demonstração. Depois nos divertimos com os diversos shows. O almoço de domingo também foi na Festa Trentina.
 
As provas envolvendo a mora, o truco, o idioma italiano, músicas folclóricas e italianas, perguntas sobre o mundo trentino na Itália e no Brasil, reforçaram a busca pela manutenção e ampliação dos laços que nos unem à Trento e à Itália. O auge da parte cultural foi às coreografias representadas pelas equipes de forma brilhante, criativa e muito divertida, baseadas em músicas do folclore italiano. Adicionando a tudo isto as provas esportivas típicas de gincanas.
 
Sagrou-se campeã a equipe Arco, recebendo o troféu “Áquila”. Em segundo lugar veio Fiera di Primiero. Os vencedores ganharam troféus e todos os participantes da gincana ganharam bolsas com brindes do Gruppo Giovani e alguns vindos da Itália. O Circolo Trentino di Rio dos Cedros, que sediou o evento, ficou com o troféu dos jogos (escultura em madeira da águia trentina), que permanecerá com o Circolo até 2010, quando será passado ao próximo Circolo que sediar os jogos.
 
Na prova especial entre as associações trentinas, a Campeã foi a Famiglia Trentina de Joinville.
 
O encerramento foi realizado com o oferecimento de um café.  
 
A alegria nos rostos e os abraços apertados na despedida, provam que a 3ª Edição dos Giochi Trentini cumpriu sua missão de integrar esta comunidade trentina de SC e PR. Uma participação tão expressiva dos jovens, reforça a confiança de que as associações trentinas no Brasil continuarão por muito tempo sua trajetória de forte relacionamento entre si e com a terra de origem dos nossos antepassados.
 
 
Evento nasceu da integração
 
A idéia de realizar os Giochi dei Giovani Trentini in Brasile, nasceu no Congresso Mundial da Juventude em 2003, patrocinado pela Província Autônoma di Trento.
 
No Brasil, sempre com o principal patrocínio da Associazione Trentini nel Mondo (ATNM), o primeiro evento ocorreu em São Paulo, no início de 2004. Em 2005, o grupo com cerca de 20 jovens de diversas cidades de SC e PR, organizaram a primeira edição dos jogos. Em 2006 a 2º edição em Rio do Oeste.
 
Além da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros e da ATNM, vários empresários locais e da região contribuíram com prêmios e patrocínio de materiais para as provas.
 
A própria Comissão Organizadora é um exemplo da integração entre diversas cidades. Foram diversas reuniões de preparação, realizadas em sábados e domingos, de forma voluntária e com o custo de deslocamento pago pelas associações trentinas ou pelos próprios participantes. Para esta terceira edição, as seguintes pessoas integraram a Comissão Organizadora:
 
Nome
Cidade
1 Airton Pereira
Blumenau
2 Ana Paula Anesi
Blumenau
3 Ana Paula Campestrini
Indaial
4 Andrey José Taffner Fraga
Rio dos Cedros
5 Antonino Frainer
Rodeio
6 Eduardo Osti
Rio dos Cedros
7 Fabiane Moser
Blumenau
8 Fábio Devigilli
Blumenau
9 Gabriel Jacinto
Blumenau
10Geraldino
Rodeio
11George Tamanini
Rodeio
12Giane Cristofolini
Laurentino
13Gilson Rafaelli
Jaraguá do Sul
14Giovana Panini
Blumenau
15Laura Scoz
Rodeio
16Marcelo Margon
Vitória - ES
17 Marco Aurélio Sehnem
Taió
18 Marcos Roberto Campestrini
Indaial
19 Milena Anesi
Florianópolis
20 Simone Sehnem
Taió
21 Regiane Dayse Scoz Cidral
Florianópolis
22 Thiara Bindelli
Rio dos Cedros
23 Taciana Floriani
Blumenau
24 Vanildo Cristofolini
Laurentino
 
 
Depoimentos
 
 
Prezada Simone e equipe,
 
Desejo estender a todos os organizadores e participantes da 3ª edição dos  "Giochi" da Juventude Trentina, os mais efusivos cumprimentos pelo belíssimo resultado do feliz evento.
Um grande abraço a todos.
Iracema M. Cani – Presidente da Federação dos Circolos Trentinos do Brasil
 
 
III GIOCHI DEI GIOVANI TRENTINI... valeu!!!
Bem que poderia ser uma vez por ano !!!
Amilton Stedile – Circolo Trentino di Brusque
 
 
Sensacionais Giochi dei Giovani Trentini!!
Parabéns pelos jogos, todos foram fantásticos!!!
Quando vai ser o próximo?? Não posso faltar hehe
Grazie!!
Tiago D’ambros – Circolo Trentino di Luzerna
 
Parabéns pela organização do Giochi!
Estava show de Bola!
Além de muito divertido a integração fui muito grande!
Douglas Dall’agnollo – Famiglia Trentina di Joinville
 
 
 
Devo dizer que eu, particularmente, participei dos 2º Giochi a Rio do Oeste e percebi uma evolução tanto quanto a organização e quanto à qualidade, sem mencionar a quantidade de participantes.
A grande maioria dos participante da Famiglia Trentina di Florianópolis, participou pela primeira vez. Eu tive o prazer de participar com toda a minha família, Márcia Tomasi Rover, João Ricardo Rover e Amanda Rover. A conclusão foi unânime, Excelente. A comissão organizadora está de parabéns.
Por enquanto só tenho a agradecer, muitíssimo obrigado por nos ter incluído na participação e estamos às ordens.
João José Rover - Famiglia Trentina di Florianópolis
 
 
Veja aqui algumas fotos da terceira ediçao dos jogos trentinos

Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/