Brasil: 26/09/2017 2:32  Itália: 26/09/2017 07:32
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Opportunità Giovani - formandos das bolsas de estudo da Província de Trento


O programa de bolsas de estudos da Província Autonoma de Trento teve origem nas atividades desenvolvidas pelo primeiro Congresso Mundial da Juventude Trentina, ocorrido em 1998, em Trento – Italia.
 
Dentre tantos outros projetos, o programa de bolsas de estudos tem por objetivo propiciar a descendentes de trentinos, espalhados por todo o mundo, a possibilidade de poder estudar na “Universidade degli Studi di Trento” nos cursos ofertados em nivel universitário (graduação, pós e agora também doutorado).
 
A bolsa cobre as despesas como aluguel, alimentação e material didático, propiciando ao aluno uma excelente condição para poder dedicar-se integralmente aos estudos e poder aproveitar o maximo da oportunidade oferecida.
 
E foi justamente esta condição que motivou os cinco novos brasileiros que conquistaram excelentes resultados nesse ultimo ano letivo de 2006/2007 da “Universidade degli Studi di Trento”. Eles retornaram à Trento e valorizaram as suas raízes trantinas demonstrando também muita garra e determinação, assim como os seus antepassados quando emigraram em busca de novos horizontes.
 
Abaixo apresentamos um pouco da história pessoal de cada descendente trentino, participante do projeto das bolsas, qual é o seu antepassado trentino, qual curso fizeram e também o que estão fazendo atualmente após concluir os estudos na Itália.
 
Denise Avancini Alves nasceu em 04/07/1976, em Porto Alegre e é descendente trentina de “Abele Elia Avancini”, proveniente de Barco di Levico – TN, que emigrou ao Brasil em 1912. Denise ao dar uma olhada no informe de ensino do jornal gaúcho Zero Hora, se interessou pela noticia de que a Província Autonoma de Trento estava divulgando o edital de bolsas de estudo para os descendentes de imigrantes trentinos. A noticia na verdade era um e-mail do então coordenador do deparamento de emigração da Província, o Sr. Stefano Brichetti. Isso em 2002, porém somente em 2004 fez o pedido à Província orientando-se pelo website www.mondotrentino.net. Cursou em Trento a “laurea specialistica in Net-economy: tecnologia e management dell’informazione e della conoscenza”, concluindo em 28 de julho de 2006 com o trabalho de final de curso sobre a “Analisi del processo d´implementazione di un sistema ERP: il caso UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos”. Denise já voltou ao Brasil, e atualmente está prestando consultoria na área de marketing em uma instituição de psicologia (que oferta de serviços na área clínica e cursos de pós-graduação) e também continuou os estudos na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde faz Mestrado em Administração - área de concentração em Marketing.
 
James Dadam é natural de Itajaí – Santa Catarina, nascido aos 01/11/1976, porem cresceu em Balneario Camboriu. È descendente de “Giacinto Angelo Giuseppe Dadam”, de Besenello – TN, que emigrou ao Brasil (Nova Trento) em 1875. Em 2003 James estava em busca de informações de como estudar em um curso universitário na Italia e, por acaso, encontrou o website da Província Autonoma de Trento (www.mondotrentino.net). O website informava a respeito de uma bolsa de estudos eferecida aos descendentes trentinos, porém, como não havia muito tempo para enviar em tempo todos os documentos necessários, decidiu fazer a inscrição no ano próximo. Então, em 2004, decidiu requerer a bolsa para o curso de “laurea specialistica em sociologia e ricerca sociale”, voltado para o campo da comunicação, já que era graduado em Comunição Social. O trabalho de conclusão de curso teve como tema “Samba nella terra della polenta: immigrazione e identità brasiliana in Provincia di Trento”, sociologicamente interessante do ponto de vista do numero de brasileiros que atualmente estão morando na Província de Trento em razão da Lei 379/2000, para a obtenção do reconhecimento da dupla nacionalidade italo-brasileira. Apresentada em 13 de março de 2007, recebendo o valor maximo de avaliação para o curso de specialistica.
  
Felipe Bernardi nasceu em Caxias do Sul – Rio Grande do Sul, em16 de março 1981. É descendente de “Giovanni Antonio Dorigatti”, proveniente de Cavedine – TN, que emigrou ao Brasil em 1875. Ao participar das atividades do Círculo Trentino de Caxias, em meados de 2001, ficou sabendo da bolsa de estudos da Província e logo fez o pedido da bolsa para o curso de graduação. Inscreveu-se então para “Ingegneria dei materiali”, concluindo o curso em 2 de novembro de 2006, com o trabalho final sobre a “Caracterização do Consolidado “Bulk” proveniente da Consolidação/Compactação Dinâmica de Nanopós de Cobre”, retornando ao Brasil no inicio desse ano.
 
Marina Brun nasceu em 15 de junho de 1984, em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul. É descendente trentina de “Gioele Piccinini”, proveniente de Lavarone - TN, que emigrou ao Brasil em 1875. Ficou sabendo da oportunidade para estudar em Trento através da revista Trentini nel Mondo, em 2002. Logo no ano seguinte requereu a bolsa para o curso de graduação em “Scienze Giuridiche Europee e Transnazionali”. Concluiu o curso em 13 de dezembro do ano passado, com o tema do trabalho final sobre “Il federalismo in Brasile”. E pelo merito em concluir o curso com excelente nota final, conseguiu renovar a sua bolsa de estudos para poder fazer o curso de pós-graduação em “laurea specialistica in studi internazionali”, na “Scuola di Studi Internazionali”, na propria Universidade de Trento.
 
Camila Bibiana Freitas Baraldi nasceu em Curitiba Paraná, em 22/11/1982, porém cresceu em Santa Maria – Rio grande do Sul, cidade de origem da família e onde atualmente vivem os seus pais. É descendente de “Policarpo Domenico Cortelletti”, proveniente de Mattarello TN, que emigrou ao Brasil em 1879. Camila teve conhecimento das bolsas de estudo através da revista Trentino Emigrazione, em 2002, mas somente em 2003 fez o pedido. Concluiu em 14 de março deste ano de 2007 o curso de graduação em “Scienze giuridiche europee e transnazionali” e “Licence en Droit”, poisparticipou do programa de convênio internacional chamado “doppia laurea” que a Universidade de Trento mantém com a Universidade Paris XIII, França, possuindo então dois diplomas universitários reconhecidos na União Europeia. O tema do seu trabalho de conclusão de curso foi “ Il Mercosur: un’esperienza latinoamericana di integrazione regionale”. Camila também conseguiu a renovaçao da sua bolsa para cursar a “laurea specialistica” por merito, mas decidiu retornar ao Brasil e terminar a faculdade de Direito, que havia começado antes de ir para a Italia, em 2003.
 
As informações referentes às condições da bolsa e os editais da edição anterior estão disponíveis no website da província de Trento, www.mondotrentino.net e todas as informações referentes aos cursos ofertados pela Universidade degli Studi di Trento estão no site www.unitn.it
 
Outras informações a respeito das oportunidades para jovens podem ser obtidas pelo website da Federação dos Circulos trentinos do Brasil (www.trentini.com.br).
 
 
Texto de Elton Diego Stolf - CT di Curitiba

Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/