Brasil: 28/06/2017 10:50  Itália: 28/06/2017 15:50
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

São João Batista-SC: Cidade construída com ajuda dos descendentes trentinos


 
Qualquer pessoa que transitar pelas ruas centrais da cidade de São João Batista ou pelos bairros, vai logo perceber que esta em uma cidade que foi colonizada em grande parte, por descendentes italianos em especial, pelos descendentes Trentinos. Esta marca, fica evidente nas placas indicando o nome das ruas. São dezenas delas com sobre nomes de famílias descendestes do Trentino que inicialmente, se estabeleceram na vizinha cidade de Nova Trento e posteriormente, pela necessidade de expansão e em buscas de melhores áreas para suas atividades agrícolas, nossos bisavós e avós migraram para São João Batista onde com muita luta e sacrifício dado a falta de condições da época, fixaram aqui suas casas rudimentares e passaram a trabalhar no cultivo das mais variadas culturas para suas subsistência como milho, arros, feijão, fumo, mandioca, cana de açúcar café etc. Para nos descendentes, é motivo de muito orgulho, estas homenagens pois além de ser uma forma de preservar nossa identidade, é também um marco para a posteridade e as futuras gerações não vão esquecer de suas origens.
     
O Circolo Trentino de São João Batista, tem procurado incentivar esta iniciativa, e ao identificar uma nova rua, logo procura saber se nela reside alguma família de descendência trentina e em caso positivo, sugere que entre com projeto na câmara de vereadores para nominar a rua homenageando o antepassado de origem trentina e desta forma perpetuar nossa identidade.
 
Ainda que esta iniciativa seja uma forma de preservar nossas origens, entendemos que ainda há muito a ser feito no campo cultural e vamos buscar apoio e parcerias para a implantação de novos projetos, que preservem e cultive nossas raízes, razão maior da fundação do nosso Circolo. Nosso primeiro projeto sem sombra de dúvida será a criação de um grupo de danças típicas e para isto vamos procurara parcerias com o grupo de Rodeio e junto a Província. Nosso circolo teve desde a sua fundação, uma extensa agenda mais voltada para as questões sociais do que culturais. Estendemos que questões sociais são igualmente muito importantes mais não podemos deixar as questões culturais em segundo plano.
 
Infelizmente estamos vendo todos os traços e costumes dos nossos antepassados, serem esquecidos no tempo e os descendentes, acabaram por adorar e cultivar outras culturas, que nada tem a ver com nossas origens e isto por culpa, dos mais velhos que não procuram despertar nos jovem o gosto pelas questões relativas a sua descendência e também pela ausência de políticas culturais da província em muitas comunidades de descendências trentinas que encontram dificuldades, em implantar projetos culturais isto porque no caso da formação de grupo de danças, somente o grupo de Rodeio esta habilitado a ministrar as aulas, e ainda que este grupo tem procurado sempre que solicitado a atender os pedidos dos interessados com sua agenda cheia de compromissos nem sempre e possível o atendimento de imediato e muitas vezes a demora acaba por desestimular os interessado no prosseguimento do projeto além é claro dos custos financeiros do deslocamento da equipe com combustível alimentação estadia que são na maioria das vezes bancada pelos próprios integrantes do grupo ou dos membros do circolo trentinos.
 
De qualquer forma, não podemos mais esperar que a Província resolva todos nossos desejos na execução de projetos culturais e temos que agir rapidamente, pois um dos poucos traços que nos identifica como descendentes trentinos são nossos pais e avós que ainda cultivam o habito de conversar no dialeto e como estas pessoas já possuem uma idade avançada, não é difícil deduzir que esta manifestação cultural esta com seus dias contados.
 
Finalmente ainda que desejamos ser mais autônomos nas nossas ações, a intervenção da trentininelmondo junto a Província, será de grande ajuda para que possamos dar o ponta pé inicial nas nossas ambições, precisamos de apoio logístico seja para a musica, dança etc.venha de onde vier.  
 
Os descendentes trentinos que inicialmente vieram pra Nova Trento, muitos deles com o passar do tempo migraram pra São João Batista e se estabeleceram em bairro que são seqüências da cidade de Nova Trento, ou seja, Bairro Rio do Braço, Tajuba Iº e Carmelo e em menor escala algumas famílias se fixaram no centro da cidade e em outros bairros.
 
 
 
Homenagem aos nossos antepassados descendentes do Trentino. Uma forma de preservar nossa identidade.
 
Texto de Januário Mafessolli (departamento cultural do circolo trentino de São João Batista-SC)

Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/