Brasil: 27/06/2017 15:59  Itália: 27/06/2017 20:59
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

FEDERAÇÃO DOS CÍRCULOS TRENTINOS DO BRASIL – BREVE HISTÓRICO E EXTINÇÃO


     A Federação dos Círculos Trentinos do Brasil foi fundada no ano 2000 pela Associazione Trentini nel Mondo no Convegno dei Circoli Trentini in Brasile  nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Assembleia Geral realizada em Florianópolis, sob a liderança do Presidente dott. Ferruccio Pisoni, do Diretor Rino Zandonai e do Coordenador de Projetos da Província Autônoma de Trento para a América do Sul.  Compareceram na ocasião os 74 representantes dos círculos trentinosna maioria presidentes - das várias regiões brasileiras, conforme convocação da ATnM.

     O tema central do Encontro versou sobre a Associação madre voltada para o futuro, uma presença forte e , eficaz e concreta, para cujos objetivos e ideal, o momento exigia debates diretos entre os protagonistas maiores da Associação e seus associados dispersos em dezenas de cidades brasileiras. Em suma, o rol constava do seguinte:

1 - Programas, projetos, propostas para uma presença viva e constante da comunidade trentina, dos seus Círculos e das Federações até então existentes em outros países. Análise das atividades, empenho e solidariedade exercidos pelos vários grupos associados e integrados no intercâmbio com a Província Autônoma de Trento e  através da ATnM.

2 - Nova Lei Provincial da Emigração que surgia para uma nova época: como conhecê-la no âmbito das novas adaptações; o que mudava; o que fazer para rendê-la eficaz e próxima às exigências e problemáticas da nova fase.

3 - Projetos extraordinários para o desenvolvimento econômico da Argentina -  prioridade na época.

4 - Os jovens e futuro.

5 - Proposta para um Consultor que fosse uma ponte entre a PAT e a ATnM.

6 - Criação da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil, conforme as existentes até então em outros países (Argentina, Austrália, Bélgica, França, Alemanha, América do Norte e Suíça), para ser instrumento de um intercâmbio objetivo e organizado, entre Brasil e Trento, em resposta ao crescimento rápido do número de Círculos Trentinos, em cujo momento  superava o dos demais países (com exceção a Argentina). Do total de mais de 200 círculos do mundo na época, quase 60 pertenciam ao Brasil.

     Em relação à criação da Federação o Presidente Pisoni explicou os plausíveis motivos que levaram a ATnM a apresentar a proposta da necessidade de se ter no Brasil esse novo instrumento com a finalidade prioritária de coordenar os círculos, a exemplo dos outros países um intercâmbio geral, produtivo e eficaz, e também para as operações que implicavam em auxílios financeiros (contributi) e/ou doações enviadas aos Círculos, de acordo com os orçamentos anuais destinados pela PAT à ATM para suprimento das necessidades associativas. Assim, a Federação, por extensão da ATM onlus, também operaria como uma onlus, exercendo inclusive os atos de prestação de contas à Associação e consequentemente à PAT sobre os valores a serem versados em favor dos Círculos.  

     Em resumo, a competência das Federações era: coordenar os Círculos; estimular iniciativas e ações conjuntas; agilizar o intercâmbio, organizar uma ou mais assembleias anuais conforme a demanda; coordenar os Encontros da ATnM no Brasil; providenciar o repasse de valores advindos da ATnM aos Círculos.

    O Presidente Pisoni propôs então uma eleição para a escolha de um Presidente para a nova Federação. Por aprovação unânime, os Círculos elegeram a Professora Iracema Moser Cani, a qual, consciente da responsabilidade que a nova função lhe impunha, apresentou à assembleia uma condição indispensável para aceitar a tarefa: a indicação de uma equipe de apoio através da figura dos Coordenadores para as 3 grandes regiões brasileiras. Desse modo, avaliada a geografia, a realidade social e cultural dos diversos círculos dispersos em longínquas terras, sem eles seria difícil atingir bons resultados. Reuniram-se então os Círculos presentes, em grupos por região, para indicar os seus respectivos candidatos, resultando os eleitos por aclamação: o Advogado José Eraldo Stenico para os Círculos da Região “Norte”(SP/ES/MG/RJ/BA); o Agrônomo Joelcio Fronza para os da  Região “Centro-Sul”(PR/SC); o Advogado Edmar Mattuella para os da Região “Sul”(RS). Posteriormente confirmados pelos órgãos oficiais, os líderes colocaram à disposição da organização os seus préstimos; sempre que possível colaboraram nas relações em favor dos Círculos, nas mais variadas ações, em encontros oficiais, reuniões, congressos, eventos, em inúmeras atividades associativas e de modo especial nas assembleias gerais presididas pela ATnM.

     No período que se sucedeu à perplexidade do desaparecimento do grande Diretor e Guia Rino Zandonai, muitos Círculos sentindo-se desmotivados, e até certo ponto órfãos, procuraram constantemente conforto na Federação que os convidava a prosseguirimpelindo-os a se reerguerem. Por esse motivo vale dizer que a Federação serviu também de suporte não a eles, mas à própria ATM que necessitava de informações com ele desaparecidas, das quais parte delas foram do conhecimento da Federação pelo eficiente relacionamento que reinara entre o Diretor e as lideranças da Federação.

     Em seguida sucederam-se mudanças político-administrativas da PAT, e consequentemente as da ATnM com seu novo Corpo administrativo, e com isso outras   realidades consequentes da nova gestão provincial, ocasionando para a nova gestão a necessidade de uma atualização operacional, o que resultou  na MODIFICAÇAO DOS ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO TRENTINI NEL MONDO”, a partir de então mais compatíveis  com a atualidade e com a comunidade trentina no Exterior.

      Por fim houve por bem, sob a devida orientação e autorização da própria Associação madre, dar início ao processo da extinção da Federação, a qual culminou com a sua Baixa definitiva em 17 de junho de 2014, conforme a CERTIDÃO DE BAIXA DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA RECEITA FEDERAL. 

     A extinção não significou nem gerou prejuízos à continuidade das ações positivas entre Círculos Trentinos do Brasil e a ATnM, cujos líderes e seguidores responsáveis e conscientes da causa souberam superar dificuldades, honrandocontinuando a imprimir em suas ações renovadas os valores que fazem parte da promoção da trentinidade. No Brasil os Círculos trentinos seguem adiante, mormente os mais ativos, dando continuidade aos seus projetos, as suas ações, às festividades tradicionais que identificam as suas comunidades trentinas ou italianas, aos seus intercâmbios diversificados. Adaptaram-se à realidade atual, a novas propostas, a novas soluções, sempre interligados nas mais variadas atividades associativas, com seus novos coordenadores e sobretudo com a força dos elos culturais que os unem ao Trentino através do Governo da Província, por intermédio da Associazione Trentini nel Mondo.  

 

Rodeio, 31 de julho de 2014

Iracema M. Moser Cani

Coordenadora Geral dos Círculos Trentinos do Brasil

Veja aqui a certidão de baixa.


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/