Brasil: 18/08/2017 22:49  Itália: 19/08/2017 03:49
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

A experiência do Intercâmbio Jovem - depoimento de Eder Claudio Celva


(Foto cedida. Eder juntamente com o  comArcebispo de Trento, Mons Bressan, na santa missa celebrada por ocasião da festa provincial da Emigração).

 

Pediram-me para relatar algo de minha experiência, vivida durante o proveitoso intercâmbio jovem em Trento, Itália. Francamente sinto que minhas palavras são por demais débeis. Contudo, descrevo alguns pontos.

Cresci ao som do dialeto trentino e das histórias dos imigrantes que ocuparam a antiga “Valatta de Lageada”, hoje Bairro de Lageado Alto, município de Guabiruba, Santa Catarina. Desde a minha mais tenra idade, me interessei pela “epopéia” que os mais velhos contavam sobre os pioneiros trentinos e seus descendentes. Isto povoava minha imaginação infantil, tão ávida para descobrir essas novidades.

Com a Primeira Guerra Mundial, Lageado nunca mais trocou qualquer tipo de contato com a terra de origem de seus habitantes. Os anos passavam e quase mais nada se sabia dos imigrantes, principalmente da terra deixada. Na década de 80 os laços foram parcialmente reatados com o envio de almanaques, livros e revistas, expedidos pela Província Autônoma de Trento. Posso testemunhar quanto estes assinantes de Guabiruba, alguns semianalfabetos, aguardavam ansiosos o recebimento do material. Como toda a “biblioteca” era meticulosamente guardada!

Recordo-me que meu avô materno e bisavô paterno recebiam essas revistas, e eu comumente tomava-as nas mãos para ler e, sobretudo, ver as tão bonitas fotografias e ilustrações. Folhava, pensava, viajava! Era um sonho infantil, conhecer pessoalmente tudo aquilo que via impresso no material, gentilmente enviado aos descendentes de trentinos.

Este sonho que parecia tão distante veio a concretizar-se com o intercâmbio promovido pela Província, a qual aproveito para expressar meu franco agradecimento!

Em Trento visitei “in loco” tantos lugares que pelos livros conhecia outros, jamais vistos pessoalmente. Fiz ntão, uma experiência de retorno, depois de 132 anos que minha família havia deixado o Trentino para “fazer a América”, no Brasil. De minha família, fui o único a ter o privilégio de retornar, foi indescritível.

Como não ficar emocionado quando vi tantos descendentes de trentinos espalhados pelo mundo, que tinham igualmente um amor pela terra de origem. Aumentou ainda mais  minha convicção: em vários quadrantes do mundo, pulsa um coração trentino! Essa convivência me marcou demais. Mesmo que não percebemos, as pessoas que encontramos, elas nos constroem. Então, agradeço aos amigos trentinos e descendentes que encontrei, por terem acrescentado tantas coisas positivas em meu ser!

O enriquecimento humano, cultural e histórico, são por demais profundos para serem avaliados tão rapidamente, mas cito com ênfase, as pesquisas históricas que pude realizar, junto ao arquivo histórico de Trento, ao arquivo de Estado e ao da paróquia de Povo, donde eram originários meus antepassados.

Não posso deixar de agradecer à querida Antonella Giordani, à família Tomasi que me hospedou e a todos os que contribuíram, para que juntos pudéssemos construir tão magnânima experiência, que as palavras jamais são capazes de descrever!

Para todos deixo meu abraço fraterno.

 

Eder Claudio CELVA

Guabiruba, Santa Catarina

Circolo Trentino di Brusque

e-mail: edercelva@gmail.com

 


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/