Brasil: 29/06/2017 2:38  Itália: 29/06/2017 07:38
Você está no site do
Circolo Trentino

Notícias Locais

Encontro Jovens Trentinos Região Norte



Comunicação para fortalecer intercâmbio entre jovens trentinos

 

Para fortalecer as relações e a troca de experiências entre os jovens descendentes de trentinos no Brasil, a comunicação se faz necessária em suas diversas ferramentas. Essa foi uma constatação unânime na reunião do “Gruppo Giovani Trentini Brasiliani Nord”, realizada no ultimo sábado (21 de abril), no salão de eventos do bairro Santana, em Piracicaba (SP), onde fica a sede do Circolo Trentino do município.

 

O evento contou com a participação de 30 jovens de outras cidades paulistas, além do Espírito Santo e de Santa Catarina, na pessoa da coordenadora do “Gruppo Giovani Trentini Brasiliani”, Simone Sehnem. Outra presença foi a do consultor da Província de Trento no Brasil, José Eraldo Stenico.

 

A reunião foi a primeira de 2012 e teve como objetivo reunir os jovens descendentes para informá-los das atividades e também dos Jogos dos Jovens Trentinos (“Giochi dei Giovani Trentini”), a serem realizados em agosto em Nova Trento (SC). Quem organizou o evento foi a coordenadora do Grupo Norte, Luciana Cristina Vitti, que vem a ser moradora de Santana; com apoio do presidente do Circolo Trentino de Piracicaba, Silvério Vitti. Naquela semana, a entidade completou 25 anos de atuação no município.

 

Desde 2007, a Região Norte, divisão de comunidades trentinas que compreende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, não contava com coordenador e grupo jovem. Simone Sehnem destacou a proposta do Congresso Mundial da Juventude Trentina de 2003, em Trento, de se criar uma rede entre os jovens trentinos de todo o mundo. “Só para se ter uma ideia, foi depois do congresso que conquistamos bolsas de estudos, soggiornos e intercâmbios na Itália”, disse.


 

A coordenadora nacional salientou ainda que o Grupo Jovem Nacional, ou Giovani Trentini Brasiliani ( nome oficial) é apenas uma representação dos jovens descendentes ligados aos Circolos. “Não somos outro tipo de associação. A nossa finalidade é dar um gás ao trabalho dos Circolos dentro das estruturas existentes.”

 

Luciana Vitti falou da necessidade de participação ativa dos jovens nas atividades do Circolo, citando como exemplo Felipe Vitti Cristofoletti, de 18 anos, de Santana, um dos cinco brasileiros selecionados para um intercâmbio em Trento em julho deste ano. "Ele passou a participar e hoje está tendo recompensas como essa", destacou.

 

Os jogos

 

A 1ª edição dos Jogos aconteceu na região norte em Jundiaí-SP 2004. Após suaedição 2007, a região parou com suas atividades, sendo que o grupo centro está organizando a 5ª edição. Os Jogos dos Jovens Trentinos Brasileiros, marcado para 4 e 5 de agosto, em Nova Trento (SC), promoveu mudanças nas provas propostas. As provas serão totalmente voltadas para a cultura italiana e trentina. De acordo com Sehnem, a gincana cultural é organizada pelo grupo jovem centro, sendo todos voluntários e terá foco na lingua italiana e no dialeto trentino. Ela também adiantou que uma das provas será o “Sequestro da Santa", uma alusão à Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, e cujo santuário est á localizado na cidade sede dos jogos, e haverá uma prova entre os Circolos.


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Publicidade



E-mail:
Senha
Circolo Trentino di Grupo Jovem SP