Brasil: 18/08/2017 1:48  Itália: 18/08/2017 06:48
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

RESULTADO DO CONGRESSO NACIONAL DOS CÍRCULOS TRENTINOS DO BRASIL


08.04.2011 - ABERTURA DO CONGRESSO NACIONAL DOS CÍRCULOS TRENTINOS DO BRASIL

 

 

A cerimônia de abertura do Congresso Nacional dos Círculos Trentinos do Brasil foi realizada nessa sexta-feira (08.04) em espaço cedido pelo Instituto Federal Catarinense, em Camboriú, com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre dirigentes dos Círculos Trentinos do Brasil, convidados e autoridades. 

O Presidente da Trentini nel Mondo, sr. Alberto Tafner, em seu discurso que oficialmente deu início aos trabalhos ressaltou os pontos principais do Congresso: O Trentino de hoje, os seus pontos de excelência, as perspectivas de desenvolvimento futuro e a Trentini nel mondo, os aspectos fundamentais das mudanças e conseqüente novas relações com as redes dos Círculos.

No final da tarde, o Diretor-Geral do Campus Camboriú, Sr. Augusto Vitório Servelin conduziu uma emocionante homenagem de gratidão à Associazione Trentini nel Mondo com a inauguração do prédio de laboratórios “Dr. Rino Zandonai” dentro das instalações do Instituto Federal Catarinense.

 

 

09.04.2011 – CONTINUAÇÃO DOS TRABALHOS

 

No sábado (09.04) deu-se a continuação dos trabalhos do Congresso Nacional dos Círculos Trentinos do Brasil. Os trabalhos foram orientados pelo Presidente da Trentini nel Mondo, Sr. Alberto Tafner, pela Vice Presidente Sra. Mariacarla Failo e pela diretora da Associação Sra. Anna Lanfranchi.

A reunião foi iniciada com a apresentação do novo site da Trentini nel Mondo (http://www.trentininelmondo.it/) e da plataforma de comunicação NEXT, idealizada há alguns anos e colocada em prática agora, tem como objetivo principal acelerar o contato entre os associados de todo o mundo.

Já a Vice Presidente, Sra. Mariacarla Failo, apresentou o Sino da Paz de Rovereto, o maior sino em função do mundo, que badala cem vezes todos os dias, em memória aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial, relembrando os sofrimentos causados pelo conflito e criando assim, a esperança de um futuro de paz e entendimento entre os povos. Em seguida, falou do Protocolo assinado entre a Fundação Sino da Paz e Associação Trentini nel Mondo.

Em continuação, os representantes dos Círculos Trentinos do Brasil tiveram um espaço para apresentarem as eventuais atividades e projetos inovativos que vem desenvolvendo em conjunto com a sociedade civil de sua localidade. Ainda puderam expor suas propostas, reflexões e sugestões para aperfeiçoar a comunicação e parceria com a Trentini nel Mondo.

No final da tarde, em clima de grande confraternização, todos foram convidados a assistir ao concerto do Coral Enrosadira di Moena (Val di Fassa – Trentino).

 

10.04.2011 – CONCLUSÃO   DOS TRABALHOS

 

No domingo (10.04) pela manhã foi retomada a exposição pelos círculos de propostas e reflexões sobre diversos assuntos relacionados aos dias anteriores do Convegno e foi aberta aos participantes a possibilidade de propor perguntas direcionadas ao corpo diretivo da Trentini nel Mondo.

Nem todos os presidentes de círculos trentinos presentes participaram, mas muitos presidentes indagaram a respeito da relação existente entre a Trentini nel Mondo, Federação e os círculos e também sobre o modo democrático de eleição destas entidades; também sobre a eventual criação de um vade mecum sobre as atividades dos círculos e do que a ATNM espera dos círculos; sobre a obrigação dos círculos em comunicar troca de diretoria à Federação, ao Comites, Consulado, Embaixada e à Trentini nel Mondo; sobre a necessidade de utilizar o portal da Federação (http://www.trentini.com.br/), Facebook (http://www.facebook.com/?ref=home#!/group.php?gid=43013727139), Netxt e o grupo on line Brava Gente Trentina (http://groups.google.com/group/bravagentetrentina/) como instrumentos de comunicação; da necessidade de utilizar um único canal de comunicação e email institucional do circolo; para melhorar a comunicação entre os jovens trentinos do Brasil com os jovens da Trentini nel Mondo;

O presidente Tafner, ao iniciar responder as perguntas solicitou aos participantes que a partir deste convegno não fosse mais utilizada a diferença entre “voi” e “noi”, pra fazer referência aos trentinos do Brasil e a Trentini nel Mondo, pois todos são “Trentini nel Mondo”. Em respostas às perguntas, após agradecer os organizadores do evento, resumiu que o tema principal do convegno foi a necessidade de comunicação entre círculos, fazendo em seguida explicação da diferença entre o Governo da Provincia Autonoma di Trento e a Associação Trentini nel Mondo, que são entidades diferentes com ações e objetivos diferentes. Comentou a importância de um regulamento aplicativo do estatuto da trentini nel Mondo e de uma padronização de regras, referindo-se à pergunta sobre o Vade Mecum. É de extrema importância que cada nova diretoria faça a comunicação do novo corpo diretiv às instituições de representação, para manter a comunicação equilibrada entre as entidades. Comentou que cada círculo deve ter um minimo de instrumentos para entrar em rede, referindo-se à ter pelo menos um computador com acesso à internet.

Para fazer uma TNM mais moderna e com mais força, é necessário uma estrutura organizata em três pilares contendo uma associação central, a ATNM, os círculos e entidades intermediárias, que no Brasil é chamada de Federação. O trabalho da antidade central, segundo ele, é de fazer a interrelação e união entre os círculos e o contato com as instituições e com todas as entidades governamentais. Sobre a entidade intermediária comentou que é importante saber como funciona e qual é o seu papel na relação com a Trentini nel Mondo, seja com o nome “Federação” ou outro qualquer.

Neste sentido, sob o aspecto jurídico, Tafner sugeriu em transformar o conceito atual da “federação” existente no Brasil em outra entidade que não condicionasse responsabilidades legais perante as leis brasileiras e sim, que servisse apenas de suporte, de intermediação, de coordenação das relações entre a Trentini nel Mondo e os círculos trentinos do Brasil, em uma relação de confiança do organismo intermédio e o organismo central, sob a orientação e comandamento da Trentini nel Mondo. Para exemplificar esta relação de “fiducia”, o presidente Tafner lembrou da relação de confiança existente entre a PAT e os seus consultores, os quais não recebem qualquer tipo de salário (são voluntários) e são os representantes da PAT em território brasileiro, sistema que funciona muito bem há anos.

Voltando à sua proposta de transformação da “federação” e para responder à pergunta sobre o modo democrático de eleição de entidades, sugeriu que esta nova entidade intermediária fosse criada por ato democrático pelo qual diferentes grupos de círculos trentinos deverão fazer reuniões entre si e apresentassem uma lista com nomes a serem indicados à ATNM para que a própria ATNM escolhesse o seu representante, o seu coordenador regional desta entidade intermediária. Em seguida voltou a fazer referência ao vade mecum como um regulamento para os círculos e também para a ATNM, pelo qual a ATNM deverá ser transparente e apresentar balanços, orçamentos preventivos, consultivos, etc., mas também os círculos.

Em relação aos jovens, Tafner elogiou a grande participação dos jovens dentro da diretoria dos círculos comentando que é importante fazer que se sintam parte dos círculos não como grupo paralelo aos círculos. É justamente este um outro objetivo do Convegno, em caputar a atenção dos jovens e que se deve partir do conceito de que quando surgiram os círculos, estes surgiram como lugar de agregação, de reunião dos jovens e que atualmente o círculo perde muito desta sua função de integração para a nova linguagem jovem existente: a internet. Por este motivo, importante é que os círculos utilizem também esta nova linguagem, que hoje em dia é vital para fazer com que os jovens se sintam parte do circolo: a participação dialética é fundamental para os círculos.

 

-------------------

(Comunicato della presidente sul Convegno nazionale dei circoli trentini del Brasile - 2011)

 

Dall’ 08,09 e 10 aprile si è svolto all’Istituto Federal Catarinense a Camboriú - Santa Catarina- Brasile, il Convegno Nazionale dei Circoli Trentini del Brasile.

Per questo incontro, i lavori sono stati preparati nel 2010 nelle varie zone, con i Cordinatori, Presidenti e la Federazione, secondo le coordenate dell’Associazione Trentini nel Mondo.

Di questo Convegno si facevano presenti i protagonisti – AtnM:

 

- Presidente: Albero Tafner

- Vicepresidente : Mariacarla Failo

- Direttrice: Anna Lanfranchi

- Consultori della PAT : Edmar Mattuella (Sud) e Eraldo José Stenico (Nord)

- I Coordinatori regionali e locali, i Presidenti, Autorità e giovani.

 

Le tematiche in discussione sono state sul momento attuale che stiamo vivendo e la nuova struttura dell’ATnM.

Tutto si è svolto con successo. I Circoli hanno avuto l’opportunità di manifestarsi con le loro idee e desideri, ed hanno incontrato risposte alle loro aspirazioni future.

In questa occasione abbiamo avuto anche la presentazione del Coro Enrosadira di Moena, con un bel concerto di armonizzazione e simpatia dei suoi componenti.

A nome dei Circoli Trentini del Brasile ringrazio di tutto cuore i partecipanti e collaboratori per il risultato positivo di questo convegno.

 

Grazie Mille

Presidente della Federazione

Iracema Moser


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/