Brasil: 18/08/2017 22:47  Itália: 19/08/2017 03:47
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Encerramento da "IV Giornata mondiale della Solidarietà", em Trento-Itália


A quarta jornada mundial da solidariedade promovida pela Associação Trentini nel Mondo iniciou-se ano passado (2005) com o objetivo de ajudar as comunidades de imigrantes trentinos que vivem em condições de verdadeira miséria, no Paraguai e também em Tuzla, em Bósnia Erzegovina.
 
Esta ação solidária faz parte do quadro de objetivos da ATNM, que é sobretudo a finalidade social, servindo-se como instrumento de assistência ao imigrante quando se encontra em caso de necessidade.
 
E é exatamente o que acontece com esses descendentes de 3, 4 ou até 5 e 6 gerações de imigrantes trentinos do Paraguai e da Bósnia, que tendo em vista a situação econômica desses países, não conseguiram se desenvolver a ponto de alcançarem uma vida digna e nem menos com qualidade.
 
As atividades sociais de recolhimento de fundos para ajudar essas comunidades foram desde a construção de escolas para as crianças, bem como a compra de materiais escolares, até reforma e ampliação do Circulo Trentino de Tuzla, transformando-o em ponto de referência e ajuda daquela comunidade trentina.
 
E foi com uma mesa redonda sobre o tema da emigração e também uma amostra fotográfica que foi finalizado esse grandioso projeto social, ocorrido no último final de semana (17 e 18 de setembro) na pequena cidade de Fiera di Primiero-Trento.
 
A solenidade de encerramento contou com a presença de diversas autoridades locais e da Trentini nel Mondo e alguns representantes das comunidades beneficiadas.
 
Com inicio programado para as 17:00 horas, a mesa redonda sobre a emigração apresentou a história de Fiera di Primiero sobre o ponto de vista da necessidade que se encontravam os trentinos de 1800 para resolverem emigrar, fugindo da fome, miséria e falta de oportunidades de trabalho.
 
A apresentação também mostrou algumas fotos de pessoas emigradas desse pequeno lugar de Trento, com é o caso das famílias Gubert, De Paoli, Gaio, Bettega, Chemin e Simion, que fundaram a colônia Santa Maria do Novo Tyrol, em Piraquara e que hoje são famílias cujos descendentes fazem parte do Circulo Trentino di Curitiba e Região Metropolitana.
 
Inclusive participou desta apresentação inicial um descendente da família de Giovanni Bortolo Simion, o Sr. Antonio Simião Denes, que é membro ativo do Circulo Trentino di Curitiba e que agora retornou a Trento para estudar através de uma bolsa de estudos oferecida pela Província de Trento aos descendentes de emigrantes.
 
Logo após as atividades iniciais, tomou lugar uma apresentação musical de um jovem musico também descendente de emigrantes trentinos de Fiera di Primiero, formado pelo liceu de musica de Trento, cuja família emigrou para Bósnia Erzegovina no século passado.
 
Já no domingo – a iniciar com a missa – o celebrante relembrou o sofrimento dos emigrantes e a miséria de ontem e de hoje daqueles que saíram em busca de uma forma de vida melhor.
 
Apos a celebração foi feita um desfile com todas as bandeiras e estandartes dos círculos e federações trentinas de todo o mundo, que acompanhou a banda musical da cidade em marcha pela solidariedade até chegar na praça central em frente ao prédio da prefeitura, onde ali pessoas com trajes típicos fizeram também uma apresentação cultural de varias danças típicas da cidade.
 
Em seguida o evento terminou com um almoço típico da Bósnia Erzegovina, e a tarde com um bingo – chamado de “la tombola” – e todos os valores arrecadados com a venda dos almoços e do bingo serão também revertidos para as comunidades alvo dessa grandiosa manifestação em prol da solidariedade da Trentini nel mondo.
 
Algumas fotos poderão ser encontradas no acervo fotográfico desde site e outras informações adicionais poderão ser encontradas nos link´s abaixo.
 
 
 
E a programação oficial – em lingua italiana – foi a seguinte:

Il programma delle due giornate è il seguente.
Sabato 16 settembre:0re 17.00: Tavola rotonda “Emigrazione di Ieri e di oggi”;
ore 21.00: Fantasie di musiche, ricordi e immagini sull’emigrazione primierotta, con la partecipazione dei pianisti Maia Krizan e Oliver Mott (di Tuzla).

Domenica 17 settembre:ore 10.30: Santa Messa presso la chiesa di Pieve;
ore 11.30: sfilata fino alla biblioteca di Fiera di Primiero con concerto del Corpo Musicale Folkloristico di Primiero e Gruppo Folk di Mezzano;
ore 12.00: inaugurazione della mostra sull’Emigrazione Primierotta, presso la biblioteca di Fiera di Primiero;
ore 13.00: pranzo tipico della Bosnia – Erzegovina, presso il tendone della zona sportiva di Transacqua. A seguire giochi per grandi e piccoli.

La mostra presso la Biblioteca rimarrà aperta fino al 30 settembre con il seguente orario: dal lunedì al sabato dalle ore 16.30 alle 18.30 – chiuso la domenica.
 
 

Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/