Brasil: 30/04/2017 21:20  Itália: 01/05/2017 02:20
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Novo Circolo trentino é fundado em São Bento do sul-SC no último dia 07 de novembro


No domingo, dia 07 de novembro de 2010, às 11h, aconteceu, na cidade de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina – Brasil, a fundação oficial do Circolo Trentino di São Bento do Sul.

O grupo já existia desde o ano de 1996 como um “Circulo Italiano”; porém, agora, decidiu fazer parte da Trentini nel Mondo como um dos seus Circolos.

O grande incentivador para o grupo se tornar um “Circolo Trentino”, foi o presidente do Circolo Trentino di Nereu Ramos, Giuliano Sávio Berti. Este, ainda no ano de 2009, foi procurado por um dos membros do grupo de São Bento do Sul, que expôs o desejo de se unirem a Trentini nel Mondo, visto que a maioria do referido grupo é formada por descendentes trentinos.

Giuliano Sávio Berti apresentou a idéia à presidente da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil, Iracema Moser Cani, dando, assim, o início de um período de reuniões e dos preparativos necessários para a fundação, juntamente com os outros novos Circolos Trentinos de Guaramirim e Corupá, todos na mesma região norte catarinense.

Escolhido o dia 07 de novembro, os convidados se reuniram na bela sede que o grupo, já algum tempo, vem construindo para ser seu local de festas, encontros e reuniões.

Junto ao presidente Luiz Sevignani, e ao vice Felice Moser, estiveram presentes: o prefeito de São Bento do Sul Magno Bohlmann, o vice Flávio Schumacher, o presidente da Câmara Municipal Antônio Tomasini, o diretor cultural da Prefeitura de São Bento do Sul Pedro Bittencourt, o deputado federal Mauro Mariani e o secretário regional Osmar Telma. Além de representantes dos Circolos Trentinos de: Rodeio (que também representava a presidente da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil, Iracema Moser Cani, que não pode estar presente), Nereu Ramos, Guaramirim e Corupá (que será fundado no princípio do ano de 2011).

A solenidade foi dirigida pelo presidente do Circolo Trentino di Nereu Ramos, Giuliano Sávio Berti, onde, após a saudação das autoridades e a palavra do presidente do novo Circolo, Luiz Sevignani, os representantes dos vários Circolos presentes entregaram a nova bandeira a Sevignani, onde todos juntos entoaram o “Inno al Trentino”.

Ao final, seguiu-se o almoço e a apresentação de cantos folclóricos trentinos com o Coral do novo Circolo Trentino di São Bento do Sul, sob a regência do maestro Alessandro Ropelato.

São Bento do Sul é um município com cerca de 75.000 habitantes, onde a maioria da população é de origem alemã e polonesa. Porém, tem uma considerável presença italiana, sobretudo trentina, muito formada por descendentes trentinos que migraram de outras localidades de Santa Catarina.


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/