Brasil: 28/06/2017 10:59  Itália: 28/06/2017 15:59
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Instituto FRANCESCO ZOMER - Orleans, SC


05/05/2008 - 17:05

Mensagem do Presidente

 

O INSTITUTO FRANCESCO ZOMER foi criado em 9 de janeiro de 2007 com o objetivo de estimular entidades e agentes culturais à promoção da cultura em geral, bem como a preservação do patrimônio histórico e cultural, o resgate das etnias italianas. As atividades do Instituto são em reverência à memória do imigrante italiano Francesco Zomer, bem como às suas origens e seus descendentes. Objetiva, desta forma, homenagear também a toda comunidade descendente italiana. A data escolhida para sua fundação coincide com o aniversário da chegada a Rio Pinheiros Alto de um importante contingente de imigrantes italianos vindos de Ala e de outras comunidades italianas. Ao registrar primeiro aniversário do Instituto é também oportuno que se registre a implantação deste Site para melhor divulgar as nossas atividades.


Aqui registraremos o andamento e resultados de nossos projetos ,como também, receberemos a colaboração de nossos leitores que desejaram opinar sobre nosso trabalho.Retornando ao Instituto é importante destacar aqui as principais atividades desenvolvidas pelo IFZ em seu primeiro ano de existência. Começamos pela concretização do Centro de eventos Galliano Zomer cuja obra foi realizada pela Prefeitura municipal com recursos do Fundo Cultural captados na Plaszon Indústria de Plásticos com a participação do Lins Clube de Orleans e do Instituto Pe. Pozzo.

 

Outras obras marcantes foram realizadas pelo Instituto Francesco Zomer em seu primeiro ano de existência: Na Música, criou e manteve, em convênio com a Prefeitura de Orleans, uma Escola de Música e a Camerata Opus4&Plaszom que tem se apresentado em diversos locais em nosso município bem como em municípios vizinhos . Foram excelentes os primeiros resultados, pois nada menos do que 250 alunos freqüentaram as aulas de música sob a orientação do Musico e Maestro Giulierme Blauzius Beckauser e sua equipe. Por outro lado, cerca de 50 alunos freqüentaram a Escola Digital, uma outra iniciativa com aulas ministradas pelo Prof. Marcelo Lolli com excelente aproveitamento. Prova disto foi a emocionante solenidade de recebimento de certificados ocorrido no mês de dezembro com 38 concluentes.


Para o corrente ano de 2008, programamos projetos já encaminhados à Secretaria de Esporte Cultura e Turismo. Entre estes há que se destacar a reforma do Paredão das Esculturas com recursos na ordem de R$ 200 mil e mais o projeto História Oral de Orleans através de gravações de depoimentos de personalidades Orleanenses sobre os principais acontecimentos sociais e históricos de Orleans vividos nos últimos 50 anos. Haveremos também de criar mais dois outros importantes cursos: o de Dança e o de Teatro para preparar nossa juventude para o exercício sadio de desenvolver atividades culturais.


Orleans, 9 de janeiro de 2008

Francisco Zomer - Presidente

 


Nosso Patrono

 

 

Francesco Zomer nasceu em Ala no Trento em 24/01/1855, formava o grupo de líderes das corajosas famílias vindas do Trento que chegaram ao Rio Pinheiros no dia 9 de janeiro de 1884. Fez parte do grande grupo que viajou no navio Scrivia de Gênova até desterro em 1883. Ainda solteiro, com 28 anos, comandava e orientava sua família com a Mãe Domenica de 60 anos, seu irmão casado Silva no de 36 anos e sua família, além de irmãos solteiros Giovani e Carolina.

Em pouco tempo constituía sua própria família, casando-se com a imigrante Angélica Echelli também da cidade de Ala. A família foi fortalecida com os filhos Izabela, Rodolfo, Viola, Ângelo, Solferino, Benjamin e José.

 

Iniciou suas atividades na Agricultura encaminhando sua família. Na comunidade se mostrou um líder na construção de Capela e Escola intermediando sempre as reivindicações dos colonos imigrantes junto à empresa colonizadora. Dentre os imigrantes foi um que se destacou como grande produtor. Foi citado em relatório do Diretor da Colônia entre os mais bem sucedidos imigrantes em atividades agropecuárias e economicamente de um modo geral. Em pouco tempo encaminhou os filhos para a cidade, liderados por Solferino, que se dedicou com sucesso na fabricação de móveis e outras atividades industriais. De uma vida de certa forma com bastante sucesso liderou sua numerosa família até os 80 anos de idade quando faleceu em 22/05/1935.

 

 

Fonte de pesquisa: http://www.ifz.com.br/


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/