Brasil: 23/04/2017 6:59  Itália: 23/04/2017 11:59
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Carta aos Consultores, Coordenadores e Dirigentes Círculos Trentinos do Brasil


Rodeio, SC 15 de junho de 2009

 

Aos

Consultores,Coordenadores,

Presidentes e demais dirigentes dos Círculos Trentinos do Brasil

 

Assunto: União de Todos

   

     Passados os primeiros angustiantes dias após o desaparecimento de nossos amigos  Rino Zandonai, Giovanni Battista Lenzi e Luigi Zortea, e, em atenção aos inúmeros contatos advindos dos Círculos e da comunidade trentina do Brasil,  consternados pela perda de tão preciosas vidas, cumpre-nos confortar-nos mutuamente através de algumas reflexões e informações:

     A fatalidade que atingiu em cheio o coração do intercâmbio com Trento, impele-nos a buscar nas entrelinhas da inspiração divina, alguns retalhos da impressão deixada nos diálogos, contatos ou discursos da derradeira visita. Por onde passaram, deixaram marcas expressivas de amor e compreensão pela causa trentina no Brasil. Diante da realidade que se lhes abria em cada local visitado, era forte a impressão que levavam, enaltecendo sobretudo  o espírito empreendedor  e os valores humanos  de nossa gente.

     Reconheceram que as Causas do Bem são valores eternos: verdades que se reconhecem e perduram, dando Vida a outros e para outras ações.

     Em várias ocasiões, os três exaltavam o valor da solidariedade, da fraternidade, da amizade, da união, compreendendo que os trentinos do Brasil estão conscientes e engajados numa grande missão resultante de inúmeras ações culturais, sociais e econômicas, com o apoio de investimentos da Província de Trento através da competência e operosidade da “Trentini nel Mondo”.

     Mais do que nunca, temos agora a responsabilidade mútua de continuar a imensurável obra, dando vida à memória de nosso líder Rino, em ações concretas, visando a tão aspirada e completa integração. Ninguém mais do que ele, tentou e conseguiu em grande escala, arrebanhar mais e mais trentinos,colaborando em projetos para solução de problemas comunitários e humanitários. Exatamente como o fizeram nossos antepassados ao emigrar, construindo nova vida em outros lugares no mundo.

      A partir de alguns de seus últimos pronunciamentos: “Muito já se fez, mas ainda há muito por fazer”... e ...“Segure firme!” ele nos deixou o legado de mantermos viva a sua missão: a de continuarmos coligados à nossa Associação madre, não nos dispersando, pois foi sob esta bandeira que crescemos juntos e nos fortificamos como frutos da imigração. 

     Seus companheiros de viagem tiveram a grandeza de reconhecer quanto o Brasil Trentino cresceu com a amizade, com o trabalho conjunto, com o respeito pelo resgate às nossas origens e a nossa dignidade. Por isso a rota continua a mesma: a de crescermos juntos.

     Rino foi para nós o farol que nos conduzia sempre a um porto seguro, nos orientava, aconselhava, conciliava, acertava. O que o substituir, com certeza nele se inspirará: em sua humildade e sabedoria, em sua coragem e equilíbrio, em sua firmeza e em seu respeito pelas coisas sérias e justas, em seu métodos objetivos que nos conduziam a soluções claras e produtivas.

       É pois motivo de grande orgulho para nós sermos partícipes dessa história, da história de nosso querido Diretor Rino Zandonai, que é a da Trentini nel Mondo” a partir de Dr. Bruno Fronza a Ferruccio Pisoni, e agora com Alberto Tafner e sua equipe.

     Pedimos a Deus que ilumine a todos os que desejam, como nós, Círculos Trentinos do Brasil, continuar no caminho do Bem e da União.

      O mais profundo agradecimento e estima pela força enviada a esta Federação, o que  conforta e reforça  ainda mais nossos laços associativos e humanos.

 

     Iracema Moser Cani

           Presidente

 

 

    Laércio Luiz Moser

           Secretário


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/