Brasil: 24/03/2017 9:14  Itália: 24/03/2017 14:14
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

Fantástico - TV Globo: italiano é lembrado entre as vítimas do acidente


Familiares se emocionam com localização dos corpos.

O resgate de 17 corpos no mar, onde se concentram as buscas às vítimas do acidente da Air France emocionou parentes que estão no Rio de Janeiro. Uma semana depois da tragédia, o voo Rio-Paris mudou de número. Entre os passageiros do vôo da Air France, estava o italiano Rino Zandonai, que conhecia e amava o Brasil. Ele deixou a lição de um homem que fazia o bem.

A região arrasada pelas enchentes de novembro do ano passado em Santa Catarina prestou uma homenagem a três italianos que deixaram lá marcas que vão durar para sempre. O bispo de Blumenau, Dom José Negri, rezou missa em intenção de Luigi Zortea, Giovanni Lenzi e Rino Zandonai.

Eles tinham passado 11 dias no Brasil, em um roteiro de visitas a cidades em que vivem descendentes de imigrantes da região italiana de Trento. No domingo passado (31), embarcaram de volta à Europa a bordo do vôo 447 da Air France. Rino dirigia uma associação que promove a cultura de Trento. No Brasil, viu de perto as consequências da enxurrada.

“Ele saiu extremamente impressionado e realmente com o desejo e a vontade de fazer alguma coisa pelos que foram atingidos”, contou Lovídio Bertoldi, representante do Círculo Trentino de Gaspar (SC).

O momento mais importante da viagem de Rino, Giovanni e Luigi pelo Brasil aconteceu na cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, uma das mais duramente atingidas pela catástrofe do ano passado em Santa Catarina. No encontro em um hotel, eles entregaram um cheque de € 22 mil. O dinheiro, equivalente a cerca de R$ 60 mil, será usado na reforma de uma casa onde vai funcionar um centro de atendimento psicológico para crianças da região de Gaspar.

“A vida é assim, a gente vai continuar. Como o Rino dizia: ‘Lá vamos nós’”, lembrou a amiga de Rino, Rosemeri Montebell.

Rino, Giovanni e Luigi também foram homenageados na Itália. Na Praça Medieval cresceu Rino Zandonai, que ajudou muitos brasileiros. Na catedral histórica estavam a mãe de Rino, as filhas, os irmãos e também as famílias do vereador Giovanni Lenzi e de Luigi Zortea, que era prefeito de Canal San Bovo, uma pequena cidade da região.

Os arcebispos de Trento e de Curitiba celebram a missa em memória Rino, Giovanni e Luigi.. No local, estava o amigo brasileiro Ivanor Minatti. Ele viu os três pela última vez no Aeroporto de Florianópolis, quando os italianos embarcaram para o Rio e depois para Paris, no avião que caiu em alto-mar.

“No comentário final deles, no aeroporto, na despedida, eles disseram assim: ‘Puxa, se nós tivéssemos entre 20 e 30 anos, com certeza nós construiríamos a vida no Brasil e montaríamos a nossa vida no Brasil”, contou o amigo de Rino, Ivanor Minatti.


O interesse de Rino Zandonai pela vida dos imigrantes começou na Bélgica, quando ele também viveu essa experiência dando aulas de italiano para os filhos de imigrantes como ele. Rino tornou-se uma grande referência para os descendentes das famílias de Trento tanto no Brasil como em outros países, mas o seu trabalho era ainda maior.

“Todas as vezes que o Rino foi ao Brasil”, ele foi sempre com esse sentido de criar alguma coisa para o bem da comunidade e para o bem do povo”, lembrou o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti.

“Era uma pessoa muito sensível com a dor dos outros”, declarou a filha Debora.

Fonte de pesquisa: http://fantastico.globo.com

Veja a a reportagem: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1186403-15605,00.html


Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/