Brasil: 24/05/2017 20:33  Itália: 25/05/2017 01:33
Você está no site do
Circolo Trentino

5° Giochi - Agosto 2012

V Giochi dei Giovani Trentini
Nova Trento - SC
4 e 5 de Agosto de 2012

No final de semana, dias 4 e 5 de agosto, o Gruppo Giovani Trentini Brasiliani – Centro (Santa Catarina e Paraná) realizou a 5ª edição dos Giochi dei Giovani Trentini. Esse evento, consagrado no calendário de eventos de cunho cultural trentino no Brasil, chegou a sua quinta edição depois de outras realizações de grande porte nas cidades de Blumenau (2005), Rio do Oeste (2006), Rio dos Cedros (2008) e Rodeio (2010). Em todas as ocasiões o número de inscritos foi substancial, e desta vez não foi diferente: cerca de 200 pessoas estiveram presentes em Nova Trento para prestigiar a gincana.



Essa edição dos Giochi foi realizada em concomitância à festa Incanto Trentino, principal festa das tradições trentinas-italianas de Nova Trento, realizada todo ano no mês de agosto. A cidade de Nova Trento também possui uma histórica ligação com a Província de Trento. Assim como Rodeio e Rio dos Cedros, foi uma das primeiras colônias fundadas por imigrantes trentinos no Brasil, e também onde surgiu um dos primeiros círculos trentinos, no ano de 1975, juntamente com a comemoração do centenário da imigração.

Para essa edição dos Giochi, estiveram presentes vários círculos trentinos da coordenação da região centro (Santa Catarina e Paraná), como Nova Trento, Rodeio, Rio dos Cedros, Taió, Florianópolis, Luzerna, Blumenau, Gaspar, Presidente Getúlio, Ascurra, Laurentino e Curitiba. Também estiveram presentes alguns círculos trentinos da coordenação norte, como Piracicaba (SP), São Paulo (SP), Venda Nova do Imigrante (ES), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).



O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, localizado a poucos metros da praça central - Piazza del Comune - de Nova Trento, onde estava ocorrendo a festa Incanto Trentino. Os inscritos foram alojados no Seminário de Azambuja, na cidade vizinha de Brusque. Para as despesas, o grupo contou com o apoio da Provincia Autonoma di Trento, através da Associazione Trentini nel Mondo, que além de recursos financeiros, também enviou brindes e presentes para os participantes e para os círculos trentinos envolvidos. O Circolo Trentino di Nova Trento e o governo municipal de Nova Trento também auxiliaram o grupo na organização do evento.

Os inscritos na gincana foram divididos em 10 equipes, sendo que cada uma recebeu nomes de cidades trentinas: Ala, Arco, Cavalese, Cles, Fiera di Primiero, Pergine Valsugana, Roncegno Terme, Rovereto, Tione e Villa Lagarina. A comissão organizadora recebeu o nome da cidade de Trento. Essas cidades são os locais de proveniência da maioria das famílias que colonizaram Nova Trento. Todas as equipes ganharam camisetas com cores diferentes, bem como o estandarte com os respectivos símbolos oficiais. As equipes foram formadas misturando-se os inscritos, pois um dos principais objetivos do evento é a integração entre os círculos.



Terminada a divisão das equipes, iniciou-se a solenidade de abertura do evento. Diversas autoridades presentes abrilhantaram o momento, como o prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o consultor da Província de Trento para a região sul do Brasil, Edmar Mattuella, a presidente da Federação dos Círculos Trentino do Brasil, Iracema Moser Cani, os coordenadores dos círculos trentinos de Santa Catarina, Aroldo Tambosi e Ricardo Devigili, o coordenador dos círculos trentinos do norte de Santa Catarina e Paraná, Giuliano Berti, o coordenador dos círculos trentinos da região norte, Marcelo Margon, o presidente do Circolo Trentino anfitrião, o de Nova Trento, Rino Montibeller, bem como representantes de todos os círculos trentinos presentes na gincana. O jornalista Desiderio Peron, responsável pela Revista Insieme (Curitiba – PR) também compareceu ao evento, na manhã do domingo, realizando a cobertura dos principais acontecimentos.

O Coro CITAVI - Coro dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí (SC), que possui integrantes das cidades de Rio do Oeste, Rio do Sul, Taió, Laurentino e Salete, executou os hinos nacionais brasileiro e italiano, bem como o trentino. Também foi entoada a velha canção Amici Miei, que representou o espírito de amizade e companheirismo que se busca construir entre os círculos trentinos. Além do Coro, também a Rainha e a Princesa da festa Incanto Trentino prestigiaram a abertura dos jogos.



Logo após, a palavra foi passada às autoridades presentes. Durante os pronunciamentos, foram feitos diversos elogios ao desempenho do grupo de jovens trentinos que vem, ano a ano, agregando mais voluntários, mais jovens aos círculos, bem como realizando grandes eventos de integração. A presidente da Federação, Iracema Moser Cani, também leu uma mensagem especialmente enviada pelo presidente da Associazione Trentini nel Mondo, Alberto Tafner, congratulando os responsáveis pela organização do evento e enaltecendo o papel dos jovens na comunidade trentina brasileira. Após as palavras das autoridades presentes, a coordenadora do grupo, Simone Sehnem, declarou aberta a 5ª edição dos Giochi Trentini.

As provas dessa edição tiveram um cunho eminentemente cultural. Não foram descartadas as brincadeiras que envolvessem empenho físico, típicas de gincanas, mas foram priorizadas às que envolvessem conhecimentos históricos, como o quiz, com perguntas sobre a história trentina e de Nova Trento, provas de conhecimentos gerais sobre geografia italiana, sobre as características das cidades trentinas que deram nome as 11 equipes dos Giochi, dentre outros fatores.

Ao final da tarde, com o término das atividades, todos os participantes se dirigiram à festa Incanto Trentino, onde foi oferecido jantar a base de pratos típicos da culinária italiana. Também foi um momento para confraternizar e conhecer melhor a cultura da cidade de Nova Trento.



No dia seguinte, as atividades foram retomadas às 9h da manhã. Ao término, foi entregue, para cada representante de círculo trentino, dois jogos de baralhos trentinos completos, para que as respectivas cidades comecem a desenvolver atividades envolvendo esses jogos tradicionais. Os maços de baralho foram uma doação da Cassa Rurale della Valle dei Laghi (Trento), por intermédio da Associazione Trentini nel Mondo, que entregou a doação ao grupo. Dando seguimento ao programa, foi realizado o desfile oficial da festa Incanto Trentino, sendo que todas as equipes da gincana participaram, portando os emblemas das cidades trentinas as quais representavam, bem como as camisetas oficias do evento.

Ao final da manhã, foi realizada uma prova especial entre os círculos trentinos presentes, cuja tarefa consistia em assinalar corretamente a respectiva cidade trentina em um mapa da Província confeccionado por membros do grupo. O Circolo Trentino di Rodeio se consagrou campeão. Nessa ocasião, os círculos trentinos presentes também tiveram oportunidade de mostrar as ações sociais que desenvolveram em suas cidades, e cuja realização era requisito para participação nos jogos. Encerradas as competições entre equipes, foram premiadas as maiores delegações, tendo o Circolo Trentino di Piracicaba (SP) recebido a primeira colocação, e o de Luzerna (SC) o segundo lugar.



Em seguida foram premiadas as equipes, tendo a de Rovereto e Ala ficado com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e a equipe de Fiera de Primiero se consagrado a grande campeã do evento.

A Aquila Trentina, o troféu oficial dos Giochi, esculpido em madeira, que representa a ligação dos jovens trentinos com a terra de origem, foi repassado para o Circolo Trentino di Nova Trento, anfitrião do evento, que o guardará até a próxima edição dos jogos. Interessante notar que a Aquila foi esculpida em 2005 pelo artista plástico Roberto Basseiro Canto, da cidade de São João Batista (vizinha de Nova Trento), ou seja, nessa edição dos jogos, o troféu retornou para o seu ponto de origem, após passar sete anos circulando o Estado, nas cidades que recepcionaram os Giochi.

A organização geral do evento foi elogiada pelos participantes. Pequenas falhas são sempre inevitáveis, mas de modo geral, o intuito de integração e mútuo-conhecimento foi cumprido, sendo que todos puderam retornar às suas casas com novas forças para impulsionar sempre mais os trabalhos dos círculos trentinos do Brasil.

Comissão organizadora:

Andrey Taffner – Circolo Trentino di Rio dos Cedros
Andreza Frainer – Circolo Trentino di Rodeio
Antonino Frainer – Circolo Trentino di Rodeio
Cristina Knaul – Circolo Trentino di Rodeio
Daniela Destefani – Circolo Trentino di Rodeio
Décio Luiz Fiamoncini – Circolo Trentino di Rodeio
Diego Poffo – Circolo Trentino di Ascurra
Elton Diego Stolf – Circolo Trentino di Curitiba
Eviatore Luigi Quiarelli – Circolo Trentino di Ascurra
Fabiane Moser – Circolo Trentino di Blumenau
Fabricio Martins – Circolo Trentino di Rodeio
Francisco Cidral Filho – Circolo Trentino di Florianópolis
George Tamanini – Circolo Trentino di Rodeio
Ines Regina Moser – Circolo Trentino di Rodeio
Jiane Cristofolini – Circolo Trentino di Laurentino
Jorge Moser – Circolo Trentino di Rodeio
Laura Scoz – Circolo Trentino di Rodeio
Luciana Vitti – Circolo Trentino di Piracicaba
Marcelo MargonCircolo Trentino di Vitória
Marco Aurélio Sehnem – Circolo Trentino di Taió
Milena Anesi – Circolo Trentino di Florianópolis
Patrícia Moser – Circolo Trentino di Florianópolis
Regiane Dayse Scoz Cidral – Circolo Trentino di Florianópolis
Rino MontibellerCircolo Trentino di Nova Trento
Rose Elaine Prada – Circolo Trentino di Rodeio
Sarah Vitti – Circolo Trentino di Piracicaba
Simone Sehnem – Circolo Trentino di Taió
Taciana Floriani – Circolo Trentino di Blumenau
Vanildo Cristofolini – Circolo Trentino di Laurentino

ufficio stampa

Enquete

Você jovem, participa das atividades do Circolo Trentino de sua cidade?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Circolo Trentino di Grupo Jovem PR/SC