Brasil: 26/04/2017 22:22  Itália: 27/04/2017 03:22
Você está no site do
Circolo Trentino

4º Giochi - Settembre 2010

IV Giochi dei Giovani Trentini
Rodeio - SC
18 e 19 de Setembro de 2010


Nos dias 18 e 19 de setembro de 2010 aconteceram os IV Giochi dei Giovani Trentini Brasiliani – SC e PR, durante a 22ª festa La Sagra, tradicional festa organizada pelo Circolo Trentino di Rodeio, que visa a preservação da identidade cultural da cidade.
 

Com a participação de 130 pessoas, o objetivo de integrar a comunidade de descendentes trentinos e difundir a cultura por meio de uma gincana esportiva, social e cultural foi atingida.

Foram dois dias de alegria, diversão e aprendizado. Buscando despertar o interesse pela raiz trentina, atividades com o idioma trentino e dialeto, assim como as que requeriam o uso da imaginação e a criatividade dos participantes, foram desenvolvidas.

O evento foi organizado ao longo do ano de 2010, com a realização de reuniões itinerantes nas cidades dos jovens participantes dos Círculos Trentinos que se envolveram na organização.

Com o apoio e patrocínio da Associazione Trentini nel Mondo, bem como do Circolo Trentino di Rodeio, o evento foi considerado um sucesso por todos os participantes.

Estavam presentes nove associações trentinas, são elas:

Circolo Trentino di Ascurra
Circolo Trentino di Blumenau
Circolo Trentino di Brusque
Circolo Trentino di Florianópolis
Circolo Trentino di Luzerna
Circolo Trentino di Nova Trento
Circolo Trentino di Rio dos Cedros
Circolo Trentino di Rodeio
Circolo Trentino di Taió


Não estiveram presentes os Circoli di Salete, Rio do Sul, Rio do Oeste, Laurentino e demais membros de Taió, por ter sido realizado no mesmo período, evento que reunia os membros do Coro CITAVI (Encontro de Corais em Angelina no sábado e em Salete no domingo).

Também tivemos muitas desistências na participação dos giochi devido ao JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) que aconteceu nestes dias.

A gincana teve início na tarde de sábado, no Ginásio Municipal José Maximiliano Venturi de Rodeio, quando as delegações dos Circolos foram recepcionadas e as equipes separadas, misturando seus participantes, visando maior integração e companheirismo. Cada equipe recebeu o nome de uma cidade trentina: Rovereto, Roncegno, Fiera di Primiero, Ala e Villa Lagarina.


Um dos requisitos para a participação dos Circolos foi a da realização de uma ação social, cujas fotos com os resultados foram expostas durante o evento.
Para a cerimônia de abertura, a mesa foi composta por representantes de todos os Circolos presentes, bem como pela Sra. Iracema Moser Cani, presidente da Federação dos Circolos Trentinos no Brasil, que dirigiu suas palavras aos jovens. Também presente Sra. Mirtes da Cruz, presidente do Circolo Trentino di Rodeio, que recepcionou a todos, e por fim a coordenadora Srta. Simone Sehnem, que declarou oficialmente abertos os 4º Giochi Trentini.

As provas se iniciaram com muito entusiasmo e expectativa, e prosseguiram pelo período da tarde. Ao anoitecer, os participantes deslocaram-se aos seus alojamentos, para em seguida retornarem e participarem da festa La Sagra, realizada na sociedade Antares em Rodeio.

O café da manhã de domingo foi oferecido no pavilhão de esportes, entre conversas e conquistas de novas amizades. Após o café, as equipes foram informadas do cronograma de domingo, onde a atividade principal, a apresentação cultural, seria desenvolvida. Ao término de algumas brincadeiras, os participantes dirigiram-se mais uma vez para o local onde estava sendo realizada a festa La Sagra, onde se desenvolveram atividades como o jogo da Boccha, Truco, Mora, e por fim, a grande apresentação, logo após o almoço, aberta para a sociedade Rodeiense.


Encerrando o evento, foi apresentada a equipe vencedora, equipe Ala. Em meio a fotos e muitos abraços de despedidas, tivemos a alegria do convite do Circolo Trentino e Prefeitura de Nova Trento para a realização dos V Giochi dei Giovani Trentini, afirmando a promessa de continuidade.

A realização dos jogos acentuou a importância do Gruppo Giovani como agregador de jovens a se engajarem nas atividades dos Circolos Trentinos de suas cidades, dando seqüência ao grande legado cultural trazido pelos imigrantes trentinos.

Equipe Organizadora 2010 e respectivos Circolos Trentinos que representam:
 

Equipe Circolo Trentino
Andreza Frainer Ascurra
Andrey José Taffner Fraga Rio dos Cedros
Antonino Frainer Rodeio
Cristina Knaul Rodeio
Daniela Destefani   Rodeio
Diego Poffo Ascurra
Eviatore Luigi Quiarelli Ascurra
Fabiane Moser Blumenau
Fábio Devigili Blumenau
George Tamanini Rodeio
Jiane Cristofolini Laurentino
Laura Scoz Rodeio
Marco Aurélio Sehnem Taió
Patrícia Moser Blumenau
Simone Sehnem Taió
Regiane Dayse Scoz Cidral Florianópolis
Taciana Floriani Blumenau
Vanildo Cristofolini Laurentino

ufficio stampa

Enquete

Você jovem, participa das atividades do Circolo Trentino de sua cidade?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Circolo Trentino di Grupo Jovem PR/SC