Brasil: 24/05/2017 20:32  Itália: 25/05/2017 01:32
Você está no site do
Circolo Trentino

3º Incontro Culturale

III Incontro Culturale Trentino
Florianópolis - SC
04 de setembro de 2011
 

 


O Gruppo Giovani Trentini Brasiliani - região Centro, promoveu em 4 de setembro de 2011 o III Incontro Culturale Trentino, um evento com intuito de agregar os descendentes de imigrantes trentinos em atividades culturais, para manter viva as tradições e a cultura dos imigrantes.

O local escolhido para acolher os participantes foi a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina e conhecida como Ilha da Magia, pelas suas belas praias e opções de lazer.

Com um total de 120 pessoas inscritas, o evento teve inicio às 9h, no dia 04 de setembro, na Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina (AFFESC), localizada em Canasvieiras (Florianópolis/SC).


Representando a Federazione dei Circoli Trentini in Brasile, falou o sr. Laércio Moser, trazendo uma mensagem de união aos círculos. Em seguida se manifestou o representante do Circolo Trentino di Florianópolis, Aristides Depinè. Por fim falou Simone Sehnem, coordenadora do grupo, que abriu oficialmente o evento. Marcaram presença os círculos de Florianópolis, Joinville, Taió, Presidente Getúlio, Ascurra, Blumenau, Rio dos Cedros, Gaspar, Rodeio, Luzerna, Curitiba e Laurentino.

No encontro de 2011, os participantes puderam participar de diversas modalidades de jogos tradicionais trentino-italianos como a Scopa, a Briscola, a Morra, bem como truco, dominó e outras variações da Scopa.


No encontro ainda estiveram presentes três trentinas: Martina Mattedi, Giorgia Senter e Anna Finessi, todas provenientes de TrentoItália. Anna e Giorgia estavam no Brasil participando do programa de intercâmbio jovem, promovido pela Província Autônoma di Trento. As italianas, além de participarem também auxiliaram ensinando diversas pessoas como se jogava a briscola e a scopa, jogos tradicionais trentinos.

O evento se revelou um grande sucesso na medida em que todos participaram e efetivamente aprenderam os jogos tradicionais trentinos, pois um dos principais objetivos do encontro era divulgar tais modalidades. Os participantes do evento tiveram contato com jogos que seus antepassados jogavam, bem como com as cartas de baralhos oficiais trentinos, para que pudessem aprender o jogo do modo como é jogado ainda em Trento.


Após uma manhã de intensas atividades, foi servido almoço especialmente preparado pelos integrantes do grupo jovem a base de macarronada à bolonhesa e acompanhamentos de salada e queijo.

O encontro cumpriu seu objetivo de integrar cada vez mais os círculos trentinos que compreendem Santa Catarina e Paraná, bem como fortalecer a atuação dos jovens junto a seus círculos, sob a égide da Associazione Trentini nel Mondo e da Federazione dei Circoli Trentini in Brasile.


Equipe Organizadora

Andrey José Taffner FragaCircolo Trentino di Rio dos Cedros
Andreza FrainerCircolo Trentino di Ascurra
Antonino FrainerCircolo Trentino di Rodeio
Cristina KnaulCircolo Trentino di Rodeio
Daniela DestefaniCircolo Trentino di Rodeio
Diego PoffoCircolo Trentino di Ascurra
Eviatore Luigi QuiarelliCircolo Trentino di Ascurra
Fabiane Moser – Circolo Trentino di Blumenau
Francisco José Cidral FilhoCircolo Trentino di Florianópolis
George TamaniniCircolo Trentino di Rodeio
Jiane CristofoliniCircolo Trentino di Laurentino
Laura ScozCircolo Trentino di Rodeio
Marco Aurélio SehnemCircolo Trentino di Taió
Milena Letícia AnesiCircolo Trentino di Florianópolis
Patrícia Moser – Circolo Trentino di Blumenau
Regiane Dayse Scoz CidralCircolo Trentino di Florianópolis
Simone SehnemCircolo Trentino di Taió
Taciana FlorianiCircolo Trentino di Blumenau
Thiago D’ambrosCircolo Trentino di Luzerna
Vanildo CristofoliniCircolo Trentino di Laurentino

ufficio stampa

Enquete

Você jovem, participa das atividades do Circolo Trentino de sua cidade?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Circolo Trentino di Grupo Jovem PR/SC