Brasil: 25/03/2017 22:39  Itália: 26/03/2017 03:39
Você está no site do
Circolo Trentino

2º Giochi - luglio 2006

II Giochi dei Giovani Trentini
Rio do Oeste - SC
15 e 16 de Julho de 2006



Foram mais de 200 os participantes da segunda edição dos Giochi dei Giovani Trentini SC/PR, realizados ns dias 15 e 16 de julho, em Rio do Oeste.

Foi uma grande festa, com o objetivo de reunir a comunidade de descendentes trentinos, em torno de ideais de integração e difusão da cultura por meio de uma gincana esportiva, social e cultural.

Participaram quinze associações trentinas de diversas cidades catarinenses e paranaenses: Ascurra, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Gaspar, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Laurentino, Nova Trento, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Salete e Taió.

Autoridades de Rio do Oeste e da comunidade trentina no Brasil fizeram-se presentes: Odenir Felizari, Prefeito Municipal de Rio do Oeste, Humberto Luiz Giacomozzi, Vice-Prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessati, Presidente do Circolo Trentino de Rio do Oeste, Zulmir Fiamoncini, Diretor Escola Educação Básica Expedicionário Mario  Nardelli, José Eraldo Stenico, Consultor da Província Autônoma de Trento para o Brasil, Iracema Moser Cani, Presidente da Federação dos Circolos Trentinos do Brasil, João Andreatta, representando as Famílias Trentinas no Brasil, Joélcio Fronza, Consultor da Federação dos Circolos Trentinos para SC, Walter Dorico Depiné, Correspondente Consular Honorário de Rio do Sul e Danil Anesi, Conselheiro do Comitês PR/SC, dentre outras.

Vindos diretamente de Trento, tivemos a presença dos jornalistas Alberto Felicetti e Barbara  Consolini.

O grande apoio e a maravilhosa recepção da Prefeitura e do Circolo Trentino de Rio do Oeste, além da direção e funcionárias da Escola Mário Nardelli, realmente traduzem o slogam “Città dell’Amicizia” da cidade que tão bem recebeu os participantes dos Giochi.

Cláudia Regina Duarte Juffo e Bianca Duarte Juffo, do Circolo Trentino foram incansáveis em fornecer tudo o que foi preciso para garantir o sucesso do evento. 

Os participantes foram organizados em dez equipes mistas, visando maior integração. Neste ano, as equipes representaram as cidades trentinas de: Ala, Arco, Cavalese, Cles, Fiera di Primiero, Pergine Valsugana, Roncegno, Rovereto, Tione e Vila Lagarina, cada uma com suas camisas coloridas e o respectivo estandarte.

O caráter social do evento foi demonstrado pelas associações trentinas, as quais relataram as ações que realizaram em 2006. O relato era acompanhado de fotos e as ações foram as mais diversas, como doação de alimentos, ação social e mobilização para construção de escola em favela, dança e corais em bairros carentes, campanhas durante todo o ano para ações sociais natalinas, apoio presencial e doações em dinheiro para entidades assistenciais de saúde e bem-estar social. Foi um momento onde a solidariedade trentina aflorou e contagiou a todos, demonstrada pelos aplausos entusiásticos.


A cultura foi destaque já na programação do evento, realizado durante a Festa da Polenta (FEPOL) de Rio do Oeste. Graças ao grande apoio do Circolo Trentino de Rio do Oeste e ao patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, todos os participantes dos jogos trentinos tiveram ingresso livre à FEPOL e hospedagem gratuita em hotéis da região, além do ginásio de esportes, equipamentos de som, auditório e excelente equipe de apoio de Rio do Oeste. 

No sábado à noite, uma das provas foi disputada dentro da FEPOL, antes do já tradicional “Tombo da maior polenta do mundo”. Depois os integrantes jantaram e divertiram-se com os diversos shows. O almoço de domingo também foi na FEPOL, patrocinado pela Comissão Organizadora.

As provas envolvendo a mora, o truco, o dialeto trentino, o idioma italiano, músicas folclóricas e italianas, perguntas sobre o mundo trentino na Itália e no Brasil, reforçaram a busca pela manutenção e ampliação dos laços que nos unem à Trento e à Itália. O auge da parte cultural foram as peças teatrais representadas de forma brilhante e muito divertida pelas equipes, baseadas em lendas das 10 cidades trentinas. 


Adicionando a tudo isto as provas esportivas típicas de gincanas, o resultado foi um emocionante empate entre as equipes de Cles e Vila Lagarina em primeiro lugar. Na prova de desempate, sagrou-se campeã a equipe Vila Lagarina, recebendo o troféu “Áquila”. Desta forma, a equipe Cles ficou em segundo e Cavelese em terceiro lugar. 

Uma novidade neste ano foi uma prova especial entre as associações trentinas, vencida pelo Circolo Trentino de Taió, com Gaspar em segundo lugar, seguido por Jaraguá do Sul e Salete. 

 


O encerramento foi realizado com duas apresentações do Grupo de Dança Arcobaleno de Taió e um café acompanhado da nossa tradicional cuca, além de pão, queijo e salame.

A alegria nos rostos e os abraços apertados na despedida, provam que os Giochi Trentini cumpriram sua missão de integrar esta comunidade trentina de SC e PR. Uma participação tão expressiva dos jovens, reforça a confiança de que as associações trentinas no Brasil continuarão por muito tempo sua trajetória de forte relacionamento entre si e com a terra de origem dos nossos antepassados.

ufficio stampa

Enquete

Você jovem, participa das atividades do Circolo Trentino de sua cidade?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Circolo Trentino di Grupo Jovem PR/SC